Com milhões de usuários ativos diariamente, o WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais utilizada no Brasil. No entanto, o envio massivo de mensagens sem controle pode resultar em spam, prejudicando a experiência do usuário e a reputação das empresas. Recentemente, a Meta anunciou novas medidas para restringir perfis que enviam um volume excessivo de mensagens. Essa mudança traz implicações significativas para empresas que dependem desse canal para comunicação com seus clientes.
A seguir veja quais são essas mudanças e o que pode acontecer com a empresa que não seguir a nova regra:
1 – Limitação de mensagens: Perfis que enviarem um grande volume de mensagens em um curto período podem ser temporariamente ou permanentemente banidos da plataforma.
2 – Monitoramento e punição: O WhatsApp utilizará algoritmos para identificar e punir comportamentos considerados spam.
3 – Impacto nas empresas: Empresas que não se adaptarem a essas novas regras correm o risco de perder um canal vital de comunicação com seus clientes.
Você se identificou com a situação mencionada acima e está preocupado com o que pode acontecer com o WhatsApp de sua empresa? Confira algumas dicas de como evitar ter a sua conta restringida:
1 – Tenha uma plataforma de gestão de mensagens: Uma plataforma que oferece ferramentas avançadas de gestão de mensagens, ajudam a distribuir de maneira inteligente as comunicações através de diferentes canais. Isso significa que, em vez de enviar uma grande quantidade de mensagens pelo WhatsApp, as empresas podem alternar entre canais, mantendo a eficácia da comunicação e respeitando as novas regras da Meta.
2 – Automação: Procure por uma plataforma em que seja possível automatizar e personalizar suas mensagens. A personalização garante que cada mensagem seja relevante para o destinatário, reduzindo a percepção de spam. A automação ajuda a gerenciar o timing e a frequência das mensagens, evitando o envio em massa que pode levar a restrições.
Sabendo que a comunicação com os clientes é um item indispensável no processo de todas as empresas, nós criamos o Fluxo, a plataforma omnichannel da Flux. Com ela, além de atender mais clientes e vender mais, sua empresa conta com auditoria de inteligência artificial e, por contarmos com uma API oficial da Meta, não corre o risco de ter sua conta banida mesmo fazendi disparos mais volumosos.